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Provedores de internet dominam mercado de banda larga no Brasil

2022-09-28

Provedores de internet dominam mercado de banda larga no Brasil

Especialista da Mercusys comenta o protagonismo dos ISPs no processo de aceleração digital do país e apresenta soluções da marca para o segmento

 

(Imagem: Freepik)

 

Um levantamento recente, produzido pela plataforma de inteligência de negócios BNamericas, mostrou que Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs) e Provedores de Serviços de Internet (ISPs) com market share inferior a 1% lideraram o mercado de banda larga no Brasil no primeiro semestre de 2022, com uma participação combinada de 38,1% no setor de serviços de banda larga fixa e de 44,8% na modalidade Fiber to the Home (FTTH), ou fibra óptica. Os números comprovam um fenômeno que já vem sendo observado há algum tempo e que deve se estender pelos próximos anos: a consolidação do mercado de provedores de internet no país.

A expansão do segmento foi impulsionada, em grande medida, pela recente pandemia de Covid-19, durante a qual se assistiu a um abrupto aumento da demanda por serviços de banda larga e conectividade para o mercado doméstico. E, posteriormente, também para o mercado empresarial, por conta da retomada das atividades presenciais.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quantidade de acessos de banda larga fixa no Brasil cresceu 241% (de 16,6 milhões para 39,9 milhões) desde março de 2020, quando a OMS declarou oficialmente a pandemia do coronavírus. Além disso, um estudo da consultoria KPMG revelou que, entre os anos de 2020 e 2021, houve crescimento de 14% no número de assinantes de banda larga fixa no Brasil, superando o já significativo aumento de 10% registrado no país entre 2019 e 2020. Outro destaque apontado pelo levantamento foi o número de acessos realizados com tecnologia de fibra óptica, que somavam 26 milhões no final de 2021.

Todos esses números comprovam o protagonismo dos provedores no processo de aceleração digital do país, haja vista que são eles os principais responsáveis pela inclusão de zonas rurais, comunidades e municípios afastados dos grandes centros urbanos na rede de banda larga fixa. Conforme pontua Alexandre Nogueira, Gerente de Vendas da Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede:

“Os provedores regionais de internet, em sua maioria empresas de pequeno e médio porte, têm um papel imprescindível no processo de inclusão digital do país, uma vez que se fazem presentes nos chamados ‘abismos de conectividade’. Ou seja, nas regiões mais afastadas, onde as grandes operadoras têm pouco ou nenhum interesse comercial. Além disso, o recente contexto pandêmico não só deixou clara a necessidade de uma conexão mais rápida e segura, especialmente dentro de casa, como também evidenciou o quão promissor é esse mercado, que ainda apresenta muitas possibilidades de expansão no Brasil”.

Estimativas da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) mostram ainda que, sem as Prestadoras de Telecomunicações de Pequeno Porte (PPPs), mais de 10 milhões de residências poderiam ter ficado sem internet durante a pandemia – o que adicionaria mais de 30 milhões de usuários às demais redes móveis, sobrecarregando-as, sob o risco de gerar um verdadeiro colapso.

Ainda segundo dados da Abrint, a demanda pelos serviços de conexão à internet de alta velocidade (acima de 34 Mbps) oferecidos pelas PPPs aumentou 47% durante o primeiro ano de pandemia: 29 pontos percentuais acima do crescimento observado entre as grandes operadoras (18%). Com isso em mente, não há como negar o quão promissor o mercado de provedores tem se mostrado desde então:

“Em um período de isolamento social, em que a possibilidade de acessar aulas e notícias, além de atividades de trabalho e entretenimento, definiu quem estaria ou não exposto a uma doença infecciosa, ficou evidente o quão essencial se tornou a internet de banda larga para o cotidiano da população. Assim, observou-se não só um crescimento exponencial da procura por serviços prestados por provedores, como também uma maior preocupação, por parte das próprias empresas, com a oferta de soluções capazes tanto de aprimorar a experiência on-line do usuário quanto de mantê-las relevantes e diferenciadas em um nicho altamente competitivo”, afirma Alexandre Nogueira.

 

Soluções Aginet

Tendo em vista esse cenário de crescente expansão e consolidação do mercado de provedores de internet no Brasil, a Mercusys fornece aos ISPs as ferramentas do Aginet Config para personalizar as configurações-padrão de dispositivos, um por vez ou em massa. Disponíveis em diversos modelos da linha de roteadores da marca, as configurações flexíveis incluem: adição de logotipo, tipo de conexão WAN, SSID, senha, fuso horário, idioma, entre outros recursos.

Segundo explica o Gerente de Vendas da Mercusys: “o Aginet Config é uma ferramenta permite que os provedores de internet customizem em lote as configurações individuais dos clientes, como senha e SSID, para cada dispositivo, atendendo às necessidades de eficiência e flexibilidade. Com o Aginet Config é possível efetuar a configuração personalizada do ISP como padrão para todos os dispositivos. Assim, a configuração permanecerá quando os clientes restaurarem seus respectivos dispositivos com o botão ‘reset’, reduzindo custos operacionais e taxas de manutenção”.

As configurações escritas pelo Aginet Config atualizarão a configuração de fábrica do dispositivo. Assim, quando o cliente pressiona o botão ‘reset’, o dispositivo mantém a configuração do ISP, mesmo após a reinicialização. Além disso, é possível alterar qualquer configuração em um painel de gerenciamento e torná-lo um modelo de implantação. Com isso, o provedor poderá até mesmo alterar o logotipo e o favicon nesse painel, a fim de obter uma personalização detalhada.

Outro destaque do Aginet Config é sua fácil configuração, que se resume a quatro passos: preparar um computador e um switch; baixar e instalar o software Aginet Config; gerar arquivos de configuração, com configurações personalizadas do ISP; e, por fim, importar os arquivos de configuração, para que, em seguida, o dispositivo seja atualizado em massa, automaticamente.

Ainda de acordo com Alexandre Nogueira, a disponibilidade das funcionalidades do Aginet Config em diversos modelos de roteadores da Mercusys está alinhada à proposta da empresa de oferecer ferramentas robustas, acessíveis e fáceis de usar, pensadas sob medida para provedores que desejam permanecer ágeis em sua operação, mas sem abrir do custo-benefício:

“Com as soluções para ISPs trazidas aos dispositivos de rede da Mercusys, procuramos ampliar a oferta de equipamentos capazes de abranger a configuração inicial para operação de longo prazo, de modo que os provedores possam não só atender seus clientes com eficiência, mas também melhorar significativamente seus lucros”, finaliza.

Para conferir os modelos de roteadores compatíveis com a ferramenta Aginet Config, consulte este link.

 

Sobre a Mercusys

Fundada em 2001, a Mercusys, marca do grupo TP-Link, é uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede como roteadores, repetidores, adaptadores e switches SOHO. Cooperando com renomados profissionais técnicos a nível global, a empresa desenvolve produtos inovadores com excelente custo benefício.

A marca, que tem como filosofia “criar um mundo mais inclusivo através da tecnologia”, é impulsionada pela inovação e visa proporcionar a seus usuários uma experiência Wi-Fi democrática, simples, estável, fluída e inteligente. O compromisso com a excelência está entre os pilares da Mercusys, que possui uma vasta rede global e o sonho de enriquecer vidas por meio de melhores conexões.

 

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Lucas Bandos | Atendimento de PR

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